O termo commodities é comumente usado em referência a produtos agrícolas básicos que estão em sua forma original ou foram submetidos apenas ao processamento primário. Os exemplos incluem cereais, grãos de café, açúcar, óleo de palma, ovos, leite, frutas, vegetais, carne bovina, algodão e borracha.
Por exemplo, o café é a segunda commoditie mais produzida no mundo, em volume físico, atrás apenas do petróleo bruto. As pessoas simplesmente parecem adorar uma boa xícara de café, e isso oferece boas oportunidades de investimento. O Brasil é um grande produtor dessa commoditie, juntamente com soja e minério de ferro.
Uma característica relacionada é que os métodos de produção, tratamentos pós-colheita e / ou processamento primário a que foram submetidos, não transmitiram nenhuma característica ou atributo distintivo. Assim, dentro de um determinado grau e com relação a uma determinada variedade, commodities provenientes de diferentes fornecedores e mesmo de diferentes países ou continentes, são substitutos prontos para o outro.
Os mercados agrícolas dependem da dinâmica de oferta e demanda das commodities subjacentes, que podem mudar com base nas condições climáticas, políticas, doenças, questões de transporte e frete. As flutuações nesses fatores podem afetar a volatilidade dos preços dos mercados.
As commodities nesse setor não são mais que produtos genéricos, indiferenciados, que, por não terem outras características distintivas e comercializáveis, competem entre si em termos de preço, transparência na negociação e lealdade contratual de entrega.
Como comercializar commodities?
Existe a comercialização voltada a finanças dentro da BM&F (Bolsa de Mercadoria & Futuro), onde se pode negociar as commodities agrícolas virtualmente ou fisicamente. Deste modo as negociações podem ser feitas para finanças ou comércio. Os investidores dividem ainda mais as negociações pelo período de tempo em que a troca ocorre.
Comércio à vista: um comércio que ocorrerá imediatamente ou dentro de alguns dias. O preço de mercado atual determina o custo.
Contrato de futuros: uma negociação que não é uma troca real de mercadorias. Através de um contrato firma-se uma obrigação para que ocorra uma negociação ou compra em uma data futura por um preço definido.
Hedging: Finanças reservadas para compensar qualquer perda devido à negociação (fundos de hedge).
Contratos futuros com entrega real
A nossa corporação garante negociações leais com preços justos e contratos futuros de 6 a 12 meses para o abastecimento fiel de commodities agrícolas para os países da Liga dos Estados Árabes.
Recebe o que se compra com preço justo e fidelidade contratual. Uma ocorrência interessante de contratos futuros é que eles são frequentemente compensados pela data de sua obrigação devido à flutuação do mercado.
Os principais países que dão origem as exportações brasileiras são: China, Estados Unidos e a União Europeia. Porém, se buscas um fornecedor confiável e especializado no mercado da Liga dos Estados Árabes, nossa corporação é a indicada para os clientes mais exigentes que não abrem mão do respeito e lealdade nos negócios.
Por que as commodities agrícolas são tão importantes?
A economia nacional é fortemente impulsionada pelo agronegócio. O setor absorve praticamente 1 de cada 3 trabalhadores brasileiros. Em 2015, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 32,3% (30,5 milhões) do total de 94,4 milhões de trabalhadores brasileiros eram do agronegócio. Desses 30,5 milhões, 13 milhões (42,7%) desenvolviam atividades de agropecuária, 6,43 milhões (21,1%) no comércio agropecuário, 6,4 milhões (21%) nos agrosserviços e 4,64 milhões (15,2%) na agroindústria.
Os commodities agrícolas são essenciais para a indústria de alimentos mundial, bem como para assegurar a provisão de comida para a humanidade. Nossa corporação detém de toda a expertise para conectar de forma íntegra e segura os melhores fornecedores agrícolas brasileiros com os governos e empresas do Oriente Médio e Norte da África.
Praticamente todos os seres vivos do planeta dependem da indústria agrícola de uma forma ou de outra. Sendo assim, para os negociantes que procuram um mercado verdadeiramente global, os contratos futuros agrícolas são uma classe de ativos que podem ajudar na luta contra a fome e promover lucratividade para governos e indústrias de alimentos.
Se desejas importar commodities agrícolas com segurança e lealdade entre em contato com o nosso time multidisciplinar de especialistas por meio do botão abaixo: