A EVOLUÇÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

A evolução do agronegócio brasileiro nas últimas décadas

É de conhecimento popular que o agronegócio brasileiro está em constante desenvolvimento e cada vez mais presente na economia do país, competindo com outros recursos como o petróleo, e se tornando um grande ativo para investir. Mas antes de entrarmos na estatística atual temos que saber como foi a evolução do agronegócio brasileiro nas últimas décadas e como a valorização desse setor ocorreu.

A evolução do agronegócio brasileiro se deve a dois fatores importantes, sendo estes a evolução da população brasileira e a evolução da tecnologia do país. Notavelmente, o crescimento da demanda por alimentos é proporcional ao crescimento populacional, e em consequência a tecnologia também ganha mais presença.

DÉCADA DE 1960
Nessa década o país estava sem tecnologia no setor agrícola e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população era de 70.992.343, o que representa apenas um quarto da população atual. Semelhantemente, graças à falta de indústria alimentícia, o Brasil importava boa parte dos seus alimentos.

DÉCADA DE 1970
Em tal década as coisas começaram a mudar, pois o país começou a investir em ciência e tecnologia e toda a história começou a mudar. A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Agricultura e Pesquisa) foi criada para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. Cientistas bem treinados de todas as partes do mundo foram distribuídos pelo país e em consequência uma revolução tecnológica foi trazida ao país e novas técnicas agrícolas foram desenvolvidas.

DE 1980 A DÉCADA DE 2000
Aqui encontramos um cenário diferente, o país está se tornando um dos líderes mundiais na exportação de commodities agrícolas, ciência e tecnologia passaram a trabalhar junto com a agricultura, aéreas cultiváveis maiores foram estabelecidas e o mais importante, o país passou a ser autossuficiente em abastecimento alimentar e começou a exportar para diversos países que não teriam alimentos se o Brasil não fornecesse.

ATUALMENTE
Hoje estamos nos referindo ao Brasil como um gigante na agricultura, isso porque o Brasil é o maior exportador de café do mundo, também o maior exportador de açúcar, suco de laranja, etanol, carne bovina, frango e soja.

Últimos Posts

pt_BRPT